reportagem no RJ mostrando os problemas de abastecimento de água no alto do santa marta e o esgoto a céu aberto na comunidade. (link para o vídeo)
apesar da favela ter um bom abastecimento de água, não chega na parte mais alta do morro. "o abastecimento é feito por 3 caixas que ficam espalhadas pelo morro. para chegar até as torneiras, a água tem que percorrer por um sistema de encanamento que fica na parte de fora das casas." os moradores pagam uma tarifa de 5 reais para a associação comunitária pelo uso da água. no alto do morro o abastecimento é por outra caixa, abastecida por uma bomba. quando falta luz, ficam sem água. as pessoas guardam água em galões para garantir (o que pode causar dengue, por exemplo).
o esgoto é a céu aberto, o que além de atrair e acumular bichos (ratos, baratas etc) é muito problemático quando chove, pq as ruas alagam e entra esgoto nas casas, além de arrastar o lixo morro abaixo (e pra dentro das casas). em muitas casas há canos que jogam o esgoto diretamente no córrego que passam pelo morro.
reportagem no RJ na semana seguinte, com a solução de parte dos problemas. (link para o vídeo)
a solução foi a instalação de uma bomba elevatória para que a água chegasse com mais pressão na parte mais alta do morro.
outra reportagem com o balanço de 1 mês de presença do globo comunidade lá no Santa Marta, falando de todos os problemas encontrados e solucionados ou não. (link para o vídeo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário