sexta-feira, 1 de maio de 2009

Reuso de água da chuva - CEDAe

texto retirado do manual do usuário disponível no site da CEDAE

"Reuso de água da chuva

A Nova Cedae, em parceria com a Secretaria Estadual de Habitação, está desenvolvendo um projeto para o reuso de água da chuva em casas populares construídas pelo Estado. O projeto, desenvolvido com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, será implantado em comunidades carentes.
O sistema de reuso é formado por um conjunto de calhas, que envolve todo o telhado das casas. As calhas levam a água da chuva a uma cisterna exclusiva, através de uma tubulação especial. Durante o trajeto, a água da chuva passa por um processo de separação de resíduos sólidos. Através de uma bomba, a água da chuva passa da cisterna para uma caixa d’água, também exclusiva, para uso em descargas sanitárias, lavagem de chão e outros usos. O reaproveitamento de água da chuva deverá trazer uma economia de cerca de 30% nas contas de consumo de água dos moradores. Além do reuso de água da chuva, este projeto contempla um sistema de aquecimento solar nas casas.
O projeto faz parte da política da Cedae para a questão ambiental, que conta com uma série de iniciativas, como o reflorestamento das margens dos rios Guandu e Macacu, e os estudos para a produção de biodiesel a partir da carga orgânica de estações de esgoto. Para o desenvolvimento dos projetos de sustentabilidade, a Cedae conta com o Grupo Executivo do Ambiente e de Atividades Sustentáveis – GEAAS.


Com o reuso de água reduz-se o consumo de água potável para alguns fins. O reuso planejado da água, que faz parte de um programa global encabeçado pela Organização das Nações Unidas - ONU e pela Organização Mundial da Saúde - OMS, é sinônimo de cuidado com a saúde pública, proteção dos ecossistemas e de planejamento para a gestão integrada de recursos hídricos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário